Os fogões estão entre os eletrodomésticos mais utilizados no dia a dia das pessoas. Eles são compostos por diversas peças, sendo que as trempes de fogão são as mais comuns e possuem um papel importante no momento de usar esse produto.
As trempes estão presentes em praticamente todos os fogões a gás e elétricos e existem em alguns tipos, que alteram principalmente a sua estrutura e material.
Portanto, se você quer saber mais a respeito delas, basta continuar lendo!
O que são as trempes do fogão?
As trempes de fogão são basicamente as peças no qual as panelas são encaixadas.
Elas ficam acima dos queimadores, que são o local por onde são liberadas as chamas, e são removíveis, o que facilita no momento da limpeza.
Quais os tipos de trempes de fogão?
Quando se fala sobre os tipos de trempe de fogão, deve-se saber que esse item é classificado com relação ao seu material e a sua estrutura.
Deste modo, sobre o material, saiba que atualmente existem opções produzidas em aço esmaltado, ferro fundido ou ferro piatina.
As trempes de aço esmaltado são leves e costumam estar presentes nos modelos de fogão mais baratos. Por mais que elas sejam fáceis de limpar, perdem pontos no quesito resistência e durabilidade, visto que apresentam maior fragilidade.
Por conta disso, as trempes de ferro fundido acabam sendo mais recomendadas. Isso porque essas são robustas e pesadas, o que faz com que durem por um bom tempo e acabem dando uma maior firmeza para as panelas.
Já as trempes de ferro piatina contam com uma alta qualidade e são resistentes. Contudo, o seu principal diferencial é que elas são anguladas e se encaixam com elevada precisão na mesa do fogão. Assim, promovem uma excelente estabilidade às panelas.
Existem também trempes individuais ou unificadas.
- Trempes individuais: São hoje as mais comuns. Nesse caso cada queimador tem uma trempe específica, o que acaba sendo mais prático, visto que na hora da limpeza é bem mais simples de fazer a higienização.
- Trempes unificadas: Normalmente são produzidas em pares, no qual a cada 2 queimadores há uma trempe. O ponto negativo é que caso se utilize apenas uma boca do fogão é preciso limpar o equivalente a duas trempes, pois não tem como separá-las. Justamente por isso, esse tipo está caindo em desuso.
Como limpar as trempes do fogão?
Com a utilização no dia a dia é muito comum que as trempes fiquem engorduradas, principalmente após a realização de frituras.
Isso faz com que seja necessário limpar periodicamente essa peça, não somente para garantir a boa higiene na cozinha, como também para evitar o seu desgaste.
O recomendado é higienizar as trempes sempre após o uso do fogão ou, pelo menos, a cada 10 dias. Dessa forma, evita-se o acúmulo de gordura nesse componente.
Sendo assim, agora vamos te ensinar a limpar as trempes do fogão corretamente.
- Primeiramente remova as trempes, as umedeça com água e com o lado macio da esponja esfregue usando um desengordurante.
- Caso estejam muito engorduradas pode-se fazer uma solução utilizando 500 ml de água, 1 pitada de bicarbonato de sódio e 2 colheres de sopa de vinagre. Deve-se colocar a mistura em um borrifador, borrifar sobre as trempes e deixar agir por cerca de 5 minutos.
- Passado esse tempo basta esfregar as peças com o lado macio da esponja e detergente neutro e enxaguar.
- Por fim, é só secar as trempes e encaixá-las novamente no fogão.
Conclusão!
Se você já cozinhou em um fogão a gás, com certeza teve contato com uma trempe de fogão.
Essa peça é uma das mais comuns nesses eletrodomésticos e possui um papel muito importante, que é o de apoiar as panelas para que as receitas possam ser preparadas.
Por isso, nesse artigo te explicamos tudo o que há de mais importante a respeito das trempes e ainda demos ótimas dicas para que você consiga limpá-las com eficiência.
Agora que você já sabe tudo sobre trempes convido a você a verificar nossos principais guias de escolha de fogões e cooktops:
Esperamos que tenha gostado e que tenha aprendido tudo sobre as trempes de fogão!